top of page

Conheça os

Lançamentos de Livros

Livro 1: Perfil social, aspirações e motivações profissionais de estudantes de graduação em Ciências Sociais da UFPE

Autoria: Eliane Maria Monteiro da Fonte (Org.)


Resumo: A partir dos resultados de uma pesquisa empírica, desenvolvida pelo Grupo PET de Ciências Sociais da UFPE, o livro traça o perfil social das/os estudantes dos cursos de Ciências Sociais (Bacharelado e Licenciatura) da UFPE, de suas trajetórias escolares, aspirações profissionais e motivações para a escolha dos cursos. O texto discute ainda quais são as percepções das/os estudantes sobre as práticas profissionais dessa especialidade (mercado de trabalho e campos de atuação), bem como quais são as suas visões sobre as ciências sociais, particularmente, a sua concepção como profissão (identidade profissional). Os dados aqui analisados fornecem um panorama que permite o aprofundamento dos conhecimentos sobre a formação e profissionalização de cientistas sociais, tanto para as/os gestoras/es, docentes que atuam nos cursos e estudantes de graduação em Ciências Sociais da UFPE (que aqui são retratados), quanto para contribuir com a ampliação do debate sociológico sobre o processo de formação e sua conexão com o mundo do trabalho das/os cientistas sociais. No campo da Sociologia das Profissões, sobretudo no tocante à situação das/os futuras/os cientistas sociais em Pernambuco, a inexistência de estudos atuais serviu como justificativa para a realização deste estudo.


Livro 2: Normatividade e Historicidade da Liberdade na Filosofia de Hegel

Autoria: John Karley de Souza Aquino


Resumo: “Hegel afirma que a tarefa específica da filosofia é elevar ao ‘conceito’ a representação do ‘espírito’, o que ela só pode efetivar quando a liberdade se torna seu objeto e sua alma. Assim, o conteúdo fundamental da filosofia de Hegel é a liberdade. Para ele, isto significa em primeiro lugar que o fim supremo da filosofia é a concordância com o real, a harmonia da razão autoconsciente com a razão existente. Isto ocorre tanto a nível da razão teórica como da razão prática. Este trabalho inicial de John Karley de Sousa Aquino é um esforço muito bem-sucedido de mostrar isto na esfera da razão prática.” Manfredo Araújo de Oliveira


Livro 3: Em Busca da Felicidade Química: Bem-estar Subjetivo, Redes Sociais e Consumo de Psicotrópicos entre Estudantes de Graduação

Autoria: Artur Perrusi; Eliane Maria Monteiro da Fonte (Orgs.)
 

Resumo: O tema do uso de psicotrópicos como dispositivo prático e pragmático para o alcance da felicidade e as estruturas de articulação da sociabilidade estudantil são elementos fundamentais na construção e compreensão do objeto da pesquisa propostas pelos autores. Não menos importante é a interpretação da percepção da felicidade como sintoma ou traço próprio do individualismo como elemento pervasivo da sociedade brasileira contemporânea.


Livro 4: FLORESTAN FERNANDES: trajetória, memória e dilemas do Brasil

Autoria: Eliane Veras Soares e Diogo Valença de Azevedo Costa (Orgs.)
 

Resumo: Florestan Fernandes: trajetória, memórias e dilemas do Brasil, é uma qualificada obra, organizada e realizada coletivamente. O livro é o resultado de debates que, ao longo de vários meses, seis pesquisadores empreenderam sobre relevantes problemáticas da produção sociológica de Florestan Fernandes. Seus organizadores são Eliane Veras Soares, Diogo Valença de Azevedo Costa, Aristeu Portela Jr., Lucas Trindade da Silva, Ana Cavalcanti Alves e Remo Mutzenberg (os dois primeiros membros do Conselho Consultivo de marxismo21). Na avaliação crítica de Heloisa Fernandes, competente conhecedora da obra de seu pai, “o livro é um marco decisivo sobre Florestan. Merece ser amplamente divulgado e debatido".

Asset 1_4x.png
  • Preto Ícone YouTube
bottom of page